quinta-feira, 8 de março de 2012

Hoje é dia das mulheres, domingo é dia das Palhaças!

Em homenagem ao dia de hoje, Internacional das Mulheres, o Nariz de Cogumelo faz um convite estendido de comemoração para o domingo, quando o grupo realiza mais uma apresentação do espetáculo: É DAS PALHAÇAS QUE ELES GOSTAM MAIS, em temporada no bairro do Candeal. O espetáculo será dedicado inteiramente às guerreiras nossas de cada dia.

Enquanto o final de semana não chega, confiram o que nossas mulheres-palhaças estão aprontando:

É Das Palhaças Que Elas Gostam Mais com entrada gratuita e saída “a chapéu”

Dez palhaços advindos de áreas como teatro, dança, comunicação e direito formaram o grupo Nariz de Cogumelo no final de 2006, com o intuito de pesquisar a arte da palhaçaria. Em 2008, o trabalho na rua começou após um ano de experimentos cênicos com a peça 8 Peclowndos, sobre os pecados capitais. Nesse ano, a praça Ana Lúcia Magalhães, na Pituba, chamou a atenção do grupo pelo espaço disponível e localização entre diversos prédios. Para Luiza Bocca, conhecida como a palhaça Calçolina Sexta-Feira 13, “a arte na ruainvade o cotidiano das pessoas, democratiza, desmistifica o fazer artístico e transforma a praça, ou espaço público, em um local de convivência e troca”.

Essa experiência aconteceu, de acordo com Laili Flórez, a palhaça Floricota Polanski, pois “a praça era vazia, havia uma circulação tímida de famílias. Depois das apresentações semanais durante um ano, brotou uma cultura de usufruto do espaço público. Várias camas elásticas foram instaladas perto de nossas rodas [a formação do público na arte de rua], além de ter havido um aumento de frequentadores e o surgimento de um comércio com barracas, brinquedos e restaurantes”.

A inspiração para a produção de espetáculos de rua surgiu quando uma das integrantes do grupo foi convidada para realizar esse estilo de apresentação. Com cerca de dez anos de experiência como palhaço de rua, Alexandre Luis Casali – o palhaço Biancorino Bolofofo – se tornou o mentor do Nariz de Cogumelo e dirigiu a peça É Das Palhaças Que Elas Gostam Mais. Além de Casali, coletivos nacionais e estrangeiros influenciam o grupo, como Chacovacci (ARG), Parlapatões (SP), As Marias da Graça (RJ), Artetude (DF), La Mínima (SP) e Teatro de Anônimo (RJ).

Em Salvador, alguns grupos e palhaços ajudam a compor a cena de apresentações em praças, como A Cia Pé na Terra, a Cia Obcena e a Malabares Mágicos, além dos palhaços João Lima (Tiziu) e Demian Reis (Tezo). Anualmente, quase cinquenta artistas de rua se reúnem para apresentações nesses locais públicos, através do espetáculo o Grande Hein? Com Traço de Palhaço, que em outubro de 2012 estará na sua terceira edição.

Atualmente, Nariz de Cogumelo realiza apresentações na Praça El Milagro, iniciadas em 05 de fevereiro. No total, a temporada Invadindo o Candeal do espetáculo É Das Palhaças Que Elas Gostam Mais conta com quatro encenações: 05 e 12 de fevereiro e 04 e 11 de março, sempre aos domingos a partir às 17h. A entrada é gratuita, a saída é “a chapéu”.

SERVIÇO

Evento: É das palhaças que eles gostam mais – Invadindo o Candeal

O quê: espetáculo de palhaças do grupo Nariz de Cogumelo

Quando: 04, 11 e 18 de março – sempre a partir das 17h

Onde: Praça El Milagro, bairro do Candeal, Salvador-BA

Quanto: “a chapéu”




[Nariz de Cogumelo]

Nenhum comentário:

Postar um comentário