O Nariz de Cogumelo

O Nariz de Cogumelo nasceu em novembro de 2006 com o intuito de pesquisar a arte do palhaço. 

Por João Meirelles


Por Giovani Castelucci - Praça do Campo Grande (Salvador-Bahia)


Em março de 2008, o grupo decidiu aventurar-se no campo da arte de rua, levando para a praça pública números tradicionais de palhaço e circo. 


Com o aprendizado na técnica e a recepção do público, o Nariz de Cogumelo passou a desenvolver releituras particulares de cenas clássicas e números próprios, que resultaram em quatro espetáculos para rua e números para Cabarés. 

Hoje, o grupo é composto por cinco palhaços e dois músicos e consolida-se como uma das referências na palhaçaria em Salvador. 

Por Alex Oliveira - Festival de Humor e Performance 2010


O Nariz de Cogumelo apresentou em diferentes eventos privados e culturais, entre eles: 3º Encontro de Artistas Circenses da Bahia (2008), 1ª a 2ª Convenção Baiana de Malabarismo, Circo e Arte de Rua (2010 e 2011), 1º Festival Internacional Diamantino de Circo (Vale do Capão, 2010), VI Festival Aldeia do Velho Chico (Sesc-Senac de Petrolina-PE, 2010). 1º Festival de Humor e Performance (Pelourinho, 2010). 






Em Outubro de 2010, o grupo realizou o Grande Hein?ComTraço de Palhaço, evento que reuniu mais de quarenta artistas em apresentações de rua e oficinas artísticas. O mesmo se repetiu no ano de 2011, na segunda edição do evento.


Em 2012 o Nariz de Cogumelo segue suas atividades com temporada no bairro do Candeal em março e abril. Além de entrar em cartaz no Teatro Sesi Rio Vermelho, com dois Cabarés no final do mês de março, e pela primeira vez adaptar um de seus espetáculos de rua para o teatro: O Salone,que ficará em cartaz ao finais de semana do mês de abril, às 16h.